(11) 3879.9893 (11) 3879.9894 Whatsapp (11) 99405.9305
10/01/2013

Nova Lei sobre Atestado Médico

NOVA LEI SUBSTITUI EXIGÊNCIA DE ATESTADO MÉDICO PELO TESTE DE PAR-Q. Publicada lei nº 15.681 de 04/01/2013 do Vereador Antonio Donato – PT/SP altera exigência de Atestado Médico pelo Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q), renovável anualmente. Esta nova lei vem corrigir um engano de que o atestado médico seria uma garantia preventiva de acidente cardiovascular, por exemplo, ao usuário de academia.
A nova lei não é contra a realização dos exames médicos, preventivos e periódicos, providencia necessária a todo cidadão brasileiro independente de ser um praticante de atividade física ou não. O teste de PAR-Q é um indicador de necessidade de acompanhamento médico em caso de comportamento de risco que pode levar o cliente a uma indisposição qualquer. O teste de PAR-Q é utilizado nos principais países do mundo como relata Nabil Ghorayeb e Turibio Barros no seu livro “O EXERCÍCIO Preparação Fisiológica, Avaliação Médica, Aspectos Especiais e Preventivos”. Seção 1 (Básico Fisiológico e Médico) - Capítulo 5 (Exame Clínico Geral Pré –participação) - página 54.

Questionário de PAR-Q

1.Algum médico já disse que você possui algum problema de coração que só deveria realizar atividade física supervisionada por profissionais de saúde?

2.Você sente dores no peito quando pratica atividade física?

3.No último mês, você sentiu dores no peito quando praticava atividade física?

4.Você apresenta desequilibro devido a tontura e/ou perda de consciência?

5.Você possui algum problema ósseo ou articular que poderia ser piorado pela atividade física?

6.Você toma atualmente algum medicamento para pressão arterial e/ou problema de coração?

7.Sabe de alguma outra razão pela qual você não deve realizar atividade física?


Gilberto José Bertevello
Presidente