(11) 3879.9893 (11) 3879.9894 Whatsapp (11) 99405.9305
16/10/2015

Presidente do SEEAATESP agraciado com a Medalha Prof. Antônio Boaventura da Silva

Clique para ver mais fotos Homenageados da noite reunidos Homenageados da noite reunidos

A noite de 15 de outubro foi muito especial para o Presidente do SEEAATESP Prof. Gilberto Bertevello. No Panathlon Club SP, juntamente com outros importantes educadores, como Almir Gruhn (Presidente Internacional da FIEP) e André Nessi (Delegado da FIEP SP), foram agraciados com a Medalha Prof. Antônio Boaventura da Silva, no ano de seu centenário.

Sobre Boaventura

O professor Boaventura defendeu veementemente a implantação da educação física nas instituições de ensino superior, uma vez que, para ele, as atividades físicas, esportivas e recreativas tinham um valor singular na formação do ser humano como um todo, como podemos observar nas suas próprias palavras, ao defender sua posição em relação a essa questão: “As instituições de nível superior devem oferecer aos seus estudantes e professores oportunidades para a prática de atividades físicas, esportivas e recreativas de sua predileção, contribuindo assim para enriquecer seu próprio cabedal de habilidades fundamentais, descobrir ou revelar suas aptidões atléticas e, especificamente, para melhor aprender, apoiar e incentivar a prática dessas atividades em todos os meios em que vierem a ter participação e liderança”.

À luz dessa filosofia, o professor Boaventura, com dedicação, acompanhou e participou de todo o projeto para a implementação da Praça de Esportes desta Universidade, que, a partir de 1975, tornou-se o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – o Cepeusp. Foi nomeado como primeiro diretor em janeiro de 1972 e foi novamente indicado para o cargo em 1977, permanecendo até 1984. 

Foi na primeira gestão do professor Boaventura que teve início a implantação progressiva da educação física, esportiva e recreativa na USP como disciplina. Esse tipo de ação tinha como objetivo preparar a comunidade para a obrigatoriedade da disciplina de educação física para todos os cursos em nível superior, que se concretizou em 1977, em cumprimento do Decreto-Lei 69.450.

Fonte: Site da USP