18/06/2012

Relatório de Viagem à China

Clique para ver mais fotos Maria Regina Nese, Dácio Pretoni, Rita Santos, Luigi Nese, Tam Pak Yuen, Gilberto Bertevello, Silvana Bertevello e Yong Bom Kim Maria Regina Nese, Dácio Pretoni, Rita Santos, Luigi Nese, Tam Pak Yuen, Gilberto Bertevello, Silvana Bertevello e Yong Bom Kim

A CNS – Confederação Nacional de Serviços – representou o Brasil em viagem oficial à China para iniciar intercâmbio de empresas prestadoras de serviços entre os dois países que estreitam relacionamentos, o SEEAATESP foi representado por seu presidente, Prof. Gilberto Bertevello que relata a viagem.

Nossa visita começou por Macau em reunião com o Secretário para a Economia e Finanças de Macau Sr. Tam Pak Yuen.

A seguir, almoço com o Sr. Jackson Chang, presidente do Instituto de Promoção do Comercio e de Investimento de Macau e demais autoridades seguido de reunião de trabalho onde foi apresentado a evolução e crescimento do setor de prestação de serviços do Brasil.

Ainda em Macau reunimo-nos com a Associação Comercial de Macau onde o Presidente da CNS Luigi Nese, expos as intenções de assessorar os empresários interessados em expandir seus negócios no Brasil.

A tarde fomos recebidos em outra reunião com apresentação de intenções de negócios na Associação para a Promoção de Intercâmbio Econômico Comercial e Cultural entre China e os Países Lusófonos e a Associação de Trabalhadores da Função Pública de Macau. A seguir participamos de um jantar oferecido pelo Presidente de Direção da Associação, Sr. Frederico A. dos Santos Rosário, e toda a diretoria das duas entidades.

Após breve city tour seguimos viagem a Capital da China onde, no dia seguinte, participamos do CIFTIS - Beijing Internacional Fair Fox Trade in Service. Foram dois dias de feira e participação em Forum de Debates, reuniões de trabalho onde novamente o Presidente da CNS Luigi Nese, apresentou relatórios de evolução e crescimento do setor de serviços no Brasil.

Além de participar da Abertura Oficial da CIFTIS, participamos também da Abertura Oficial do Forum Permanente entre a China e os países de Lingua Portuguesa.

Durante a estada em Beijing fomos gentilmente recebidos pelo Sr. Daniel Chih, presidente da Casa Brasil – Café e Grill e empresário de importação e negócios de Asia Business Center do Brasil, onde almoçamos na presença do Sr. Cezar Yu (empresário), Sr. Chen Dukuin (ex-embaixador chinês no Brasil) e o Sr. André Saboia (assessor da Embaixada Brasileira em Beijing), antes de sermos recebidos pelo Embaixador do Brasil, Sr. Clodoaldo Hugueney, onde pudemos listar serviços de interesse para intercâmbio entre China e Brasil.

Em Beijing também tivemos passeio a Praça da Paz, Cidade Proibida e Subida a Muralha da China. Almoçamos o prato típico local – Pato Laqueado, uma delícia, e no final do dia fomos a uma casa de chá, tudo cortesia dos nossos anfitriões.

Nossa viagem seguiu para Shenzhen onde nos reunimos com empresários de vários setores da Industria e Comercio interessados em expandir os seus negócios na Prestação de Serviços e participamos de um debate sobre possibilidades de atendimento em serviços sob a gentileza de Shenzhen Economic Trade on Information Comission dirigida pelo Sr. Gao Lin. Após nossa reunião fomos para um almoço oferecido pela Shenzhen CIME – Tienda Airport Support LTD, seguido de visita ao setor industrial de Shenzhen.

No dia seguinte fomos a Hong Kong para reunião com o Consul Geral do Brasil, Sr. Antonio José Rezende de Castro onde pudemos debater assuntos de interesse dos dois países no que diz respeito à prestação de serviços. O Consul nos informou que Hong Kong conta com academias e escolas de esportes de altíssimo nível e que o povo chinês começa a preocupar-se com uma melhor condição de vida e estado saudável.

Nossa viagem terminou com essa recepção e no retorno fomos premiados com um dia de descanso em Dubai, quebrando uma viagem de 23 horas em dois períodos. Uma city tour pela incrível e rica cidade de Dubai, integrante dos Emirados Árabes nos deu energia para mais 15 horas de voo até Guarulhos.

Saímos no dia 23 de maio e retornamos em 05 de junho. Dois dias para ir, três para voltar, muita reunião, recepção e intercâmbio com o país que vem assombrando o mundo com a sua força de trabalho e atual qualidade indiscutível.

Fazendo uma avaliação da viagem posso dizer que a indústria de equipamentos e material esportivo é crescente e de excelente qualidade, onde os empresários demonstraram real interesse em colocar as suas marcas no Brasil. A indústria brasileira necessita, urgentemente de regra protecionista à importação e de melhoria de qualidade para não ser surpreendida por equipamentos chineses. Sempre é bom lembrar que varias indústrias de diversos setores instalaram-se na China em busca de mão de obra barata e baixas taxas de impostos. O Estado Chinês aprendeu e estão colocando em pratica a instalação de empresas estatais com melhores condições de atendimento as necessidades de todo o mundo com preços mais atraentes que os praticados atualmente e com uma qualidade inquestionável.

É grande a possibilidade de parceria entre a Academia Brasileira de Fitness e Esportes com a China, Macau e Hong Kong, podendo gerar intercâmbio de atletas e competições, nas diversas modalidades esportivas. O SEEAATESP, através da CNS, está à disposição dos empresários associados, interessados em investir e receber investimento na possibilidade de internacionalização dos seus negócios e de novas iniciativas empresariais.

Aguarde novidades em nossa feira de esportes em 21-22-23/Nov/2012.