(11) 3879.9893 (11) 3879.9894 Whatsapp (11) 99405.9305
13/10/2021

Via CNS - Inflação de Serviços tem forte elevação em setembro

A inflação do setor econômico de Serviços registrou elevação de 0,64% em setembro, conforme medição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Neste período, o IPCA apresentou alta acumulada de 4,41%, em 12 meses.

Inflação no período recente, segue pressionada devido, principalmente, aos seguintes fatores: desvalorização cambial, alta dos preços internacionais das commodities e crise hídrica.

Os sucessivos reajustes dos bens de consumo refletem a manutenção de um quadro de forte crescimento dos preços das commodities, no mercado mundial e seus impactos sobre os custos de produção.

A falta de chuvas tem prejudicado os reservatórios das usinas hidrelétricas, que são a principal fonte de energia elétrica no país. Com isso, foi necessário acionar as termelétricas, que têm um custo maior de geração de energia, impactando assim na elevação da inflação, acumulando alta de 28,82% em 12 meses.

Um maior dinamismo ao setor de serviços, gerando margem para uma recomposição de preços nesse segmento. A sinalização de continuidade da trajetória de alta de juros deve agir no sentido de atenuar as variações de preços de bens e serviços

Os dados mais recentes mostram que as taxas de inflação brasileiras seguem bastante pressionadas, combinando significativa aceleração de preços monitorados, inflação de alimentos e bens industriais em patamares elevados e um movimento inicial de recomposição dos preços dos serviços.

Baixe a informação completa.baixe a informação completa.